Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

khat, popper, speed, peiote e mescalina

Embora desconhecida no Brasil, o khat (ou qat) é muito consumido na África Oriental e em alguns países árabes. Cerca de 80% da população do Iemên consome essa droga quase todos os dias. O khat induz a uma sensação de euforia e excitação, além de que pode deixar a pessoa hiperativa e emocionalmente instável. O uso prolongado pode afetar as funções do fígado, provocar úlceras e diminuir a libido.
Também desconhecido no Brasil, o popper (ou poppers) é um líquido inalado da família dos nitratos que provoca excitação e alucinações. Ele é muito usado por boêmios, especialmente jovens que gostam de frequentar casas noturnas com muitas luzes e som alto. O principal efeito colateral são fortes dores de cabeça. Pesquisadores suspeitos que o uso dessa droga como estimulante sexual esteja relacionado ao aumento na transmissão de doenças sexualmente transmissíves, inclusive AIDS.
Mais conhecido entre os brasileiros, o speed é uma anfetamina vendida em pílulas ou na forma de pó. É normalmente misturado com outras substâncias como café, cheirado como cocaína, fumado como crack ou esfregado na língua. Os efeitos duram de 3 a 6 horas. Além de elevar o humor, o speed torna as pessoas alertas, sociáveis, confiantes e falantes. A abstinência provoca irritação e depressão. O speed provoca danos ao coração, rins, pulmões e fígado, dependendo da forma como é consumido. Existem casos em que o dependente torna-se agressivo ou adquire a “psicose do speed” (comportamento com alucinações e paranóias).
O peiote é uma droga feita a partír de um cacto conhecido como Lophophora williamsi, originário da América do Norte. É consumido por tribos locais há mais de três mil anos. Os hichois, uma tribo mexicana, chegam a fazer uma peregrinação anual apenas para colhê-lo. Os navajos norte-americanos também usaram largamente o peiote. É a partír desse cacto que é produzida uma substância chamada mescalina.
A mescalina é um droga cujos efeitos são euforia, instropeção, aumento do tato e alegria. Ao consumí-la, a pessoa pode rir intensamente. O problema é que ela também causa náuseas, perda de apetite, confusão mental, insônia, dificuldade de concentração e paranóia.
Por: karina sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário